indika.tv - Música

Bem-vindo ao Blog da Viu Review

Música

Música (8)

Nesta última década tivemos anos incríveis no cinema, alguns com grande concentração de obras espetaculares e outros um pouco mais escassos, mas, no geral, foram dez anos excelentes para os amantes da sétima arte. As trilhas sonoras e suas músicas tiveram papéis fundamentais, que, muitas vezes, roubaram a cena em diversos filmes. Pensando nisso, criei uma lista com as músicas, temas ou faixas sonoras que mais marcaram em cada ano desta década. Temas principais memoráveis e que serão lembrados pra sempre! Músicas que ao ouvir, já nos fazem sentir toda a atmosfera e emoções do filme. Confira:

Ben Salisbury é um compositor britânico que ganhou grande notoriedade em suas participações recentes nos filmes "Ex-Machine" e "Annihilation", onde foi responsável pelas trilhas sonoras - junto com Geoff Barrow (multi-instrumentista do Portishead) . É sobre essa parceria que irei abordar na matéria deste mês sobre música no cinema que, na minha opinião, é a melhor quando o assunto é trilha sonora de ficção científica. Confira:

A música é o elemento que amplifica a emoção e dá o tom do que sentir durante uma cena cinematográfica e, quando aliada a outros aspectos como atuação e fotografia, aquele momento pode ser ainda mais profundo e impactante. É sobre essa mistura de atuação, fotografia e música que destacarei na matéria de hoje - e acredito que, atualmente, não há produção melhor para exemplificar uma ótima harmonia entre esses três elementos do que "Peaky Blinders". Confira:

É encantador quando um artista se dedica por completo à uma obra e consegue atingir um nível altíssimo de criatividade e singularidade. Em "Dançando no Escuro" (Dancer in the Dark) de 2000, filme do renomado diretor Lars von Trier, temos Björk (conceituada musicista islandesa) num trabalho magnífico, onde é responsável por uma atuação tocante e uma trilha sonora ímpar. Por causa do seu incrível trabalho, o filme foi indicado em diversas premiações como o Oscar de Melhor Canção Original por "I've Seen It All" e, também, a Palma de Ouro (melhor filme) e Melhor Atuação Feminina no Festival de Cannes, em que saiu vencedor de ambos.

Sabemos que um filme pode ser bom mesmo sem uma boa trilha sonora, mas quando um filme é realmente bom e tem uma trilha sonora que está à sua altura, naturalmente ele causará muito mais emoção e impacto para quem  assiste. Com isso em mente, afirmo: "Sangue Negro" (ou "There Will Be Blood") vai muito além, pois mesmo se o filme não tivesse trilha sonora, ele já causaria um enorme impacto, pois além das suas atuações fenomenais e da forte temática, o filme ainda conta com uma trilha sonora profunda, que se alia ao seu enredo e torna tudo extremamente intenso e chocante. Confira:

Atualmente no Cinema temos três estilos de filmes que estão em alta: heróis, animações clássicas da Disney em "live-action" e as “biografias” musicais, como os recentes "Bohemian Rhapsody" (filme do Queen), "Rocket Man" (filme do Elton John) e o "The Dirt" (filme do Mötley Crüe). Referente a este último estilo, aproveito o recente crescimento de interesse do público e da mídia para destacar o filme "Control" de 2007, que retrata a história de Ian Curtis, vocalista do Joy Division, banda de pós-punk que se tornou uma das maiores influências na música. Confira:

Quando se trata da trilogia de "O Senhor dos Anéis" não há muito o que dizer, afinal todos sabemos o quão importante e significativo os três filmes foram para o Cinema. Me arrisco a dizer que a trilogia é o maior marco do cinema no Século XXI, e não só por ter batido os principais recordes em premiações, mas pelo impacto que causou em todos os níveis de público: aqueles que gostam de filmes mais populares,  de filmes mais midiáticos, filmes cults e até de filmes clássicos. Vamos entender o que isso representa na prática: 

Foi anunciado recentemente que Christopher Nolan, um dos principais e mais conceituados diretores da atualidade, começou as gravações do seu novo filme intitulado "Tenet". E para estrear o nosso perfil no Spotify, aproveitamos para fazer uma playlist especial só com grandes músicas de seus filmes. Confira:

Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.